terça-feira, 30 de agosto de 2022

Lula venceu o debate

Assisti atento ao debate presidencial da Band. E diferentemente de todas as análises que vi, entendo que Lula ganhou o debate. Eis os motivos:

O que ficou do saldo do debate vencido por Lula? Um Bolsonaro cambaleante, que mal conseguia firmar os óculos no rosto, desajeitado com os papeis, visivelmente perturbado. E o que gerou isso? O equilíbrio, a concentração de Lula.

Lula falou por seu corpo, com a postura de estadista e pessoa equilibrada e acostumada ao confronto.

Diferentemente de Bolsonaro, que só fala com pessoas aliadas presentes no cercadinho, Lula tá pronto para o embate e para responder contrários. Isso irritou Bolsonaro.

O equilíbrio de Lula gerou o desequilíbrio do Bolsonaro ao agredir Vera Magalhães.

O povo médio, comum, ao qual Lula pretendia chegar, fez a comparação: Lula não foi acuado pelas perguntas sobre corrupção e manteve-se firme e forte.

Poderia ter sido melhor na pergunta inicial? Não. Pois se esboça agressividade ou qualquer raiva ou ironia, os mesmos que o criticam hoje, estariam a taxá-lo como nervoso e que sentiu o golpe das perguntas do Bolsonaro.

Lula, por fim, ganhou o debate no Twitter, pois durante o programa da Band, a hastag que manteve-se por mais tempo nos trends, foi Mentiroso da República, alusiva às mentiras do atual presidente.


Nenhum comentário: